sexta-feira, 20 de março de 2009

Onde tudo começou...




Minha estória com o movimento é antiga.
Desde criança saltitava pela casa na ponta dos pés, sonhando e desejando ser uma bailarina. Dançar era a grande paixão. A forma de expressar o "inexpressável", aquilo que nenhuma palavra diz. Isso despertou em mim a percepção sobre a importância de conhecer o corpo. Mas nenhuma paixão cresce do nada. Sofria de uma asma terrível quando criança e os meus sonhos de bailaina só comecaram aos onze anos depois de muito sofrimento fisico. Eu sabia o que era ser incapaz de usar o corpo. Aquela doença foi a luz sobre todo o caminho que vim a percorrer na minha carreira. A chave para compreender a dor das pessoas desconectadas com a sua capacidade corporal. Dançando tudo mudou, nada de asma, nada de falta de ar...
Eu finalmente estava VIVA!
Estudei dança no Brasil no Centro Rio de Danças e no exterior em escolas incríveis: o Alvin Ayle Dance Center, American Ballet Theatre, Carnigie Hall, Martha Graham, Lugie Jazz Center, Lui Falco e JojoSmith Center. Ao voltar ao Brasil, estudei anos com Madame Nina Vertinina, maravilhosa mestra de dança contemporânea. Apesar de todo o talento para a dança e a coreografia, a minha fascinação era estudar o fantástico milagre do movimento humano. Aprender tudo sobre seu funcionamento e métodos para ajudar pessoas como eu fui, a descobrirem a felicidade de ter um corpo. Assim aos desessete anos, entrei para cursar Educação Física na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e mergulhei na interminável jornada de estudar o universo do movimento humano e como o desenvolvimento corporal pode construir ou reestruturar uma pessoa. Músculos, neurônios, movimentos , pensamentos, tudo isso converge para uma única meta: o Ser.
Ao seguir esse caminho desenvolvi uma trajetória singular, me aventurando em uma área praticamente inexistente naquela época. Hoje já temos um bom grupo de educadores físicos atuando na chamada educação física especializada , terapêutica ou adaptada para saúde.
Quantas pessoas já não vi se transformarem através da alteração da postura, da descoberta de capacidades físicas jamais imaginadas, da perda do medo de experimentar os talentos e os prazeres do resgate do movimento corporal. Vivemos em uma sociedade que esmaga as habilidades corporais, que proporciona uma vida pobre em experiências sensoriais. Uma educação que nos condiciona a cadeiras, mesas, lugares apertados demais, contidos demais, limitados demais... Cada vez menos ruas para brincar, menos chances para explorar e deixar o corpo se expandir através do movimento e dos sentidos.
Mas nunca é tarde!!! Podemos voltar no tempo e reconstruir uma estória corporal sim. Talvez não a ideal, mas uma que gere novas posibilidades, auto-conhecimento e principalmente, auto-confiança. Podemos treinar as qualidades físicas, gerando um corpo mais forte, mais flexível, mais apto em qualquer idade. Pronto para sentir e agir, desfrutar de tudo que chamamos de viver.
O que é da existência sem um corpo? O que é a vida sem a ligação corpo-mente.
Um é o outro! Um se expressa pelo outro. São partes de um mesmo todo.
Mesmo nas condições mas difíceis, o corpo está lá. Vejam os Jogos Parolimpicos! Que pessoas impressionantes, que feitos fantásticos, quando tinham tudo para desistir.
Como profissional é preciso estar preparado, é preciso conhecer várias áreas para ajudar a desenvolver um trabalho desse tipo. Uma jornada sem fim! A complexidade do ser humano é imensa! Sempre estamos descobrindo mais, aprendendo mais, revendo e renovando conceitos. Interagir com outros profissionais que estudam áreas específicas , pois não dá para dominar tudo com maestria. Mas é necessário saber correlacionar e assim estabelecer os parâmetros de cada treinamento, cada série e entender que por trás de resultados físicos estão ganhos que vão muito, muito além do previsto.
E essa é a mágica, esse é o meu "barato"! Quando aquele aluno tão limitado , com tantas dificuldades, tão desconfortãvel em si mesmo, finalmente descobre que ele tem um "Lar" nesta vida.
O "Lar" é o corpo.
Perfeito, único, maravilhoso do jeito que é.
Instrumento insubstituível da vida do Ser e das experiências da alma!









Nenhum comentário: